top of page
  • Foto do escritorLC DIGITAL

Sebrae lança programa para apoiar empreendedorismo feminino

Ação vai capacitar e acelerar negócios liderados por mulheres em Alagoas







Lugar de mulher é à frente dos negócios, sim! Um estudo realizado pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) mostram que cerca de 10,1 milhões de mulheres estavam à frente de negócios no Brasil em 2021, um crescimento de 23% em relação ao ano de 2020. Apesar da evolução, a participação delas no universo de negócios ainda é tímida (34%), uma vez que elas representam mais da metade da população brasileira. Por isso, para acelerar e fomentar práticas empresariais e políticas públicas que valorizam as competências, comportamentos e habilidades das mulheres empreendedoras, o Sebrae lança a 2ª edição do Sebrae Delas.


O programa irá promover a capacitação gratuita de milhares de mulheres pelo Brasil afora, além de consultorias e mentorias para ajudar as empreendedoras a tirar suas ideias de negócio do papel e acelerar seus empreendimentos.


A gestora do Sebrae Delas em Alagoas, Érica Pereira, explica que a iniciativa desenvolve competências técnicas, sociais e emocionais nas empreendedoras, além de estimular a criação de redes de negócios e ambientes de inovação entre o público feminino. “As participantes do programa passam a compreender melhor as questões relacionadas à gestão de empresas, mercado e outros temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável das empresas”, afirma a gestora.


“Todas as pesquisas nacionais e internacionais demonstram que quanto mais mulheres empreendem, sobretudo em negócios inovadores, a produtividade sistêmica da economia cresce, além de ter uma sociedade mais inclusiva, mais justa. E isso é fundamental para um país que deseja transformar sua estrutura social e econômica”, destaca Vinícius Lages, diretor técnico do Sebrae Alagoas.


Na prática

A empresária Andréa Leopoldino, proprietária da empresa Arco Solar Engenharia, foi uma das participantes da 1ª edição do Sebrae Delas em 2021. Engenheira civil por formação, ela fundou sua empresa em 2020 quando percebeu as oportunidades no segmento de energia solar. Ela conta que dentre todos os desafios de empreender, o principal deles foi lidar com o preconceito. “No início foi complicado liderar homens. Alguns se julgavam saber mais. Porém, hoje me sinto mais confiante e conquistei o meu espaço, com respeito e impondo o meu conhecimento”.


A empresária lembra que a participação no programa impulsionou sua formação como gestora. Por meio das consultorias e mentorias ela desenvolveu suas habilidades nas áreas de finanças, planejamento e marketing digital e planejamento, além de mergulhar no autoconhecimento que lhe trouxe mais segurança e autoconfiança para superar os desafios da liderança feminina. Hoje a Arco Solar atua no mercado alagoano e registrou um crescimento de 50% no primeiro trimestre de 2022.


“Participar do Sebrae Delas me trouxe muitos benefícios, desde a me conhecer melhor, como os meus pontos positivos e negativos, e também para a empresa, no planejamento e nas metas. O programa me trouxe uma nova perspectiva de mim mesma, o quanto eu posso ir mais longe com as ferramentas certas e conhecimento. O Sebrae abriu portas que eu não sabia que existia”, afirma a empresária.


As inscrições para participar do programa Sebrae Delas iniciaram no dia 21 de março e devem ser feitas preenchendo o formulário por este endereço: https://forms.gle/RedmmEUYmUM6NJUL6. Mais informações sobre o programa pelo 0800 570 0800.


Fonte: https://www.tnh1.com.br/teste-de-publicidades/publieditorial/listagem-de-noticias/single/nid/sebrae-lanca-programa-para-apoiar-empreendedorismo-feminino/

64 visualizações0 comentário
bottom of page